Resenha: A Hora da História - Thrity Umrigar | Padronizado


Resenha: A Hora da História - Thrity Umrigar

Resenha: A Hora da História - Thrity Umrigar

           Mês passado, a Globo Livros perguntou no twitter quem era fã de Umrigar. Eu, na hora, prestei muita atenção. Acontece que, anos atrás, peguei o livro mais famoso dela: "A Distância Entre Nós" emprestado. Amei tanto que tive que comprar um exemplar para mim!
           A editora está agora com os direitos dos livros da autora, e lançou capas novas lindas! "A Hora da História" é seu novo romance, e veio para o Brasil com eles. Sendo assim, pediram para os fãs enviarem email com endereço, e iam enviar o livro para alguns selecionados. Nem preciso descrever minha felicidade quando o recebi, sem aviso, certo? Certo!
           Não sei como explicar o que sinto ao ler os livros da Thrity. Ela tem uma escrita sutil e adorável, e seus personagens são tão bem construídos e frágeis que sinto a urgência de colocá-los em um potinho e deixá-los guardadinhos para não passarem por sofrimentos.
           Nesse livro, Umrigar nos apresenta Lakshmi, uma indiana relativamente jovem que mora há anos nos Estados Unidos. Ela não aprendeu muito bem a língua até hoje e vive em um casamento arranjado, onde não há nenhuma forma de amor. A vida dela é casa e trabalho, nada mais. Um dia, cansada de toda a rotina e solidão, Lakshmi tenta suicídio.
           Além de Lakshmi, conhecemos Margeret Bose, uma psiquiatra que tem uma vida segura e agradável, um marido que a ama, um bom emprego e um bom lugar para morar. Mas Maggie guarda segredos de seu passado, coisas que ela ainda não superou. Além de tudo, ela está se sentindo atraída por um homem que não é seu marido.
           A vida das duas se encontra quando, depois de tentar se matar, Lakshmi fica presa no hospital, precisando de cuidados médicos. Maggie percebe que o isolamento foi a causa da atitude extrema da indiana, e se comove com o caso. Percebe que tudo o que ela precisa é de conselhos e uma boa amizade.
           O problema é que, conforme Lakshmi conta seus problemas, Maggie se vê tendo lembranças dolorosas, e ela se sente muito próxima das dificuldades da mulher. Maggie, querendo ajudá-la, consegue um bom emprego para a amiga como cozinheira e faxineira, e logo a vida de Lakshmi vai melhorando.
           Mas, quando a indiana decide abrir mão de seu maior segredo, Maggie para de ver inocência na mulher que já era sua paciente e amiga há meses. Ela percebe que não há muito de vítima na desesperada mulher. Por sua vez, Lakshmi descobre um segredo muito ruim de Maggie - o que a faz ter uma atitude impulsiva não muito boa.
           Não quero contar muito mais para não acabar revelando detalhes importantes da história, coisas que você não percebe de forma alguma antes de a autora te contar - o maior exemplo é o segredo de Lakshmi.
           Com reviravoltas, dor, alegria, sofrimento, culpa e perdão, A Hora da História é um livro tão bom que vai te fazer repensar em todas as coisas que você acha que sabe das pessoas até hoje.


Postado por: Gabriela Duarte.

 

Postagem em destaque

Recomeço

Seguidores