Explicando Donnie Darko - Especial de Páscoa | Padronizado


Explicando Donnie Darko - Especial de Páscoa

         Explicando Donnie Darko - Especial de Páscoa

            Para comemorar a Páscoa em grande estilo, decidimos trazer um dos coelhos mais notórios da cultura pop, o de Donnie Darko. Fenômeno cult de 2001, que apesar de ser da última década, se passa nos anos 80 e traz atores como Jake Gyllenhal e sua irmã Maggie, Drew Barrymore, entre outros. Que até hoje é alvo de especulações e permanece levantando questões entre seus fãs.

SinopseDonnie (Jake Gyllenhal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará aproximadamente dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.

           Caso ainda não tenha visto o filme, não é aconselhado que leia o que virá a seguir, sugiro que assista e depois leia toda a matéria sobre minha explicação do que foi o filme.



Spoiler Alert!
           A partir deste ponto, a gente começa a especular sobre os acontecimentos. Se quisermos entender o filme, temos que nos permitir a propor leis que se apliquem ao "universo" onde se passa o filme. Uma das mais famosas, se não a mais famosa, explicação para o que aconteceu no filme se encontra aqui.
           Antes de tudo, é preciso que esteja ciente da existência de universos paralelos e aí a história começa a tomar forma.
           Uma das evidencias da existência e importância do paralelismo para o enredo do filme é o aparecimento de Frank, um homem em uma fantasia obscura de coelho, fazendo alusão ao famoso coelho de Alice que a levou a um mundo totalmente novo, ou a um universo diferente.
           Mas o que existe no universo paralelo? Que tipo de criaturas lá habitam? Como seriam as coisas? Exatamente iguais, porém em momentos diferentes, você coexiste em diversos universos, não é um clone ou outra pessoa, é você, porém em outro momento. E o que seria capaz de conectar dois universos? Um buraco de minhoca.
           Agora damos um salto para o final do filme. Na última cena percebe-se que uma tempestade se forma sobre onde supostamente seria a casa de Donnie, nada mais que o necessário para o surgimento de algumas partículas de antimatéria, a matéria prima dos buracos de minhoca. Além da tempestade na casa de Donnie, vemos a turbulência no avião de sua mãe (sinal de tempestade), ou seja, duas tempestades e duas bocas de um buraco de minhoca que liga dois lugares distintos, temos a turbina de avião misteriosa que caiu na casa de Donnie. Aí o leitor se questiona, mas como essa turbina foi parar no passado, já que o buraco é um portal para um universo paralelo, a outra boca do buraco estando naquele momento em cima da casa dos Darkos significa que ela vai cair alí, porém não nos garante que será no mesmo momento, no mesmo universo. Tanto que ela viaja para o passado.
           A turbina é um incidente isolado e que acontece por acaso, porém também explica o porque de no final do filme Frank passar a mão no olho (antes mesmo de saber que Donnie existe, quem dirá imaginar que levaria um tiro) ou a Gretchen que encara a família e acena para Rose, que acabara de perder o filho que nunca chegou a ter a chance de conhecer a garota por quem se apaixonaria, Chen que aparece um tanto feliz (tinha uma paixão secreta por Donnie, e perto no fim do filme ele segura sua cabeça e diz que tudo vai ficar bem), Jim que aparece chorando e por aí vai. Reflexos da aproximação de dois universos distintos, como se vivenciaram um sonho, como se tivessem consciência de tudo que se passou durante o filme, e Donnie aparece rindo logo antes de morrer.
           De volta ao início do filme, agora Frank aparentemente salva Donnie, porém não é verdade, mesmo falando para Donnie acordar e chamando-o até ele, evitar o tiro em sua cabeça é seu principal motivo, o fim do mundo que se anuncia é o de Frank, a sua morte. E é aí que o paradoxo temporal entra. Se Frank viaja ao passado, todas as ações levariam a sua morte, mas por quê? A irmã de Donnie conhece Frank e é provável que sejam da mesma cidade, podem ter frequentado a mesma escola e até tido os mesmos professores. Como? A irmã de Donnie quem o convida para a festa, primeira evidência. Inundar a escola não foi um ato para aproximar Gretchen e Donnie, foi uma vingança, ou uma excentricidade, daí o machado fincado na cabeça da estátua símbolo da escola. A forte atração sexual pela professora que quase faz Donnie se masturbar durante a sessão de hipnose não é proveniente dele e sim de Frank, e o quadro no quarto de Frank de um garoto se masturbando no final do filme, que praticamente retrata a cena da hipnose evidencia que o desejo era de Frank e não de Donnie, além do mais, tal ato não condiz com a personalidade do garoto. E porque queimar a casa de Jim? Frank poderia saber sobre a coleção de pornografia infantil escondida? Frank provavelmente, assim como Donnie, era um jovem problemático, e em certo momento foi tratado com Jim, por isso durante o discurso na escola ele cita Frank como um exemplo. Durante seu tratamento deve ter descoberto a obsessão por crianças e depois usou Donnie para se vingar. Frank conhecia a "Vovó Morte", tanto que vai até a casa dela na noite de Halloween.
           Sobre as "coisas" que vimos sair do peito dos que cercavam Donnie, eram manifestações de acontecimentos que ele já sabia. Como o buraco de minhoca foi exatamente sobre seu quarto e ele é quem marca a mudança do destino (o filme mostra um loop temporal que só seria desfeito com sua morte), além de seu estado psicológico, que o deixaram suscetível para um saber inconsciente. Pois ele já havia vivido isso tudo, então subconscientemente sabe tudo que virá a acontecer e por isso não tenta mudar.
          Quanto ao final do filme, presumo que ele se matou, finalizando um dos universos de sua existência e esse subconsciente que se mostrou presente em todos no final do filme, também se manifesta em Donnie, mantendo-o acordado e evitando a morte de Gretchen e Frank, que finalmente não aparece durante a noite.

Postado por: Matheus Meira.

 

Postagem em destaque

Recomeço

Seguidores