Resenha: Um amor no caminho - Paula Pilar | Padronizado


Resenha: Um amor no caminho - Paula Pilar

Resenha: Um amor no caminho - Paula Pilar

           A resenha de hoje é a terceira em nossa parceria com a Editora Qualis, e nunca vou desistir de agradecer pelo carinho das autoras e à equipe, por ter nos escolhido (isso já deu para perceber, haha).
           Quando me foi dito que os blogs parceiros poderiam escolher um livro na Bienal, óbvio que corri para conseguir o da Paula Pilar. A autora é uma fofa e a capa é divina (desculpem, eu julguei o livro assim! E não me arrependo nem um pouco).
           No livro, conhecemos Eloá, uma assistente social decidida a ser sempre solteira. Ela mora no Rio de Janeiro, minha cidade, e é impossível eu não me sentir acolhida por tal motivo. Sua melhor amiga, Julia, morreu em um trágico acidente (coisa que descobrimos no prólogo) há muitos anos, e ser assistente social foi uma escolha que Eloá fez por causa da amiga.
           Deixando um filho, Leonardo, e um noivo, Claudio, Julia partiu deixando um buraco na vida de Eloá. Claudio é seu melhor amigo agora, e tem que lutar pela guarda do filho - que é basicamente preso pela avó, mãe de Julia.
           Eloá tem uma amizade colorida com Angelo - advogado de Claudio no caso de Leo- e não pensa em ter nada sério com ele. Trabalha em um fórum e ajuda em uma ONG. Sua vida vira um pouco do avesso quando esbarra - literalmente - com Miguel, em um acidente de carro. Miguel é de cara uma pessoa arrogante, e eles provavelmente nunca se darão bem. Isso muda quando começam a trocar emails e percebem que entre eles há uma química.
           Os dois se sentem cada vez mais ligados um ao outro, até que Eloá é destinada ao caso da guarda do filho de Miguel, Rafael. Miguel luta pela guarda compartilhada com sua ex-esposa. Tudo desanda. Se ficar com ele, Eloá corre o risco de ser demitida e perder o emprego que lutou tanto para conseguir, que é uma promessa à amiga. Porém, ela não consegue deixar de pensar nele e se vê cada vez mais comprometida.
           Com um milhão de reviravoltas (de verdade!) e situações imprevisíveis, o livro é impressionante, cheio de tensão, amor e traições. É um livro curto, com menos de duzentas páginas, mas apaixonante. Li em menos de um dia, sem conseguir largar! Recomendo muito!


Postado por: Gabriela Duarte.

Literatura brasileira

           Infelizmente, no nosso país há uma grande desvalorização dos nossos autores. Muitas vezes, o "preconceito" prevalece na cabeça de muitos leitores, principalmente os jovens. Ao "perceberem" que o livro é brasileiro, a maioria das pessoas (estou tentando não generalizar, para deixar claro. Sei que muitos não se encaixam nesse padrão) o deixa de lado, o que é realmente muito triste.
           Alguns autores são obrigados a criar pseudônimos que se assemelham a nomes estrangeiros, pois sabem que com os próprios nomes, o livro provavelmente não será bem visto.
           Que tal dar uma chance aos nossos autores? Que mal pode haver em, de vez em quando, ler um nacional? Vamos acabar de vez com esse tabu! Nós, do blog Padronizado, incentivamos a valorização da literatura brasileira. Quem sabe você não encontra um bom nacional por aí? Junte-se a essa nobre causa!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagem em destaque

Recomeço

Seguidores